quarta-feira, 20 de outubro de 2010

REUNIÃO DOS ESCRITORES DE RIBEIRÃO PRETO

Reunião dos escritores de Ribeirão Preto, dia 04 de outubro, Bauhauss.
         Amigos, estivemos reunidos neste dia 04 de outubro, na Bauhauss, sob a coordenaçao do Dr Nelson Jacintho ,de Caio Garrido e  Eliane Ratier,  para conversarmos sobre assuntos que dizem respeito ao fazer literário de Ribeirão Preto.
Estávamos em 16 pessoas. Algumas estavam ali pela primeira vez, o que trouxe novidade à nossa conversa. A pauta proposta era extensa e não foi discutida na íntegra. Agradeço aos presentes, e faço aqui um resumo do que foi conversado. 
        Não temos ainda nenhuma posição oficial sobre a Feira do Livro de 2011, data ou local, mesmo assim a mudança do local, como dito pela imprensa, foi comentada, em seus prós e contras. 
         Chegou-se à conclusão que é preciso fazer um esboço do estande dos autores com itens á serem contemplados, conforme o desejo dos próprios, visando uma melhor adequação. O escritor Adhemir Martins estará recolhendo as sugestões para este estudo. Por favor mandem-nas via email adhemirmarthins@hotmail.com  com urgência. 
         Quanto às sugestões para incremento da participação dos alunos da cidade na programação da Feira, destacou-se como atividade importante a Arca Cultural, iniciativa da Academia Ribeiraopretana de Letras, que está , agora , no colégio Otoniel Mota, levando a produção dos escritores da cidade e palestras com os mesmos, para conhecimento, apreciação e troca de idéias junto aos estudantes e professores.
Levantou-se a possibilidade de ter, no estande dos autores, uma atividade que receba a visitação dos alunos quando de sua ida à Feira. 
          Não conseguimos conversar sobre as oficinas e atividades de aprimoramento do escritor, mas peço atenção para os eventos já em curso na nossa cidade, á saber:
- serão literário do Cauim, apresentado pelo escritor Menalton Braff, toda última segunda feira do mês no templo da cidadania, que traz um bate papo enriquecedor com autores experientes e de destaque no cenário cultural.
- Oficina Cultural Candido Portinari- oferece na Biblioteca Padre Euclides várias atividades artísticas, algumas fixas , outras pontuais, e também relacionadas á literatura.
- CPFL cultural , última terça feira do mês, com temas variados
- Oficinas do Sesc- voltada para a terceira idade
- Cafés Filosóficos organizados pelo Instituto do Livro, com programação eventual
- Reuniões literárias da Casa do Poeta- primeiros sábados do mês
- Reuniões literárias da União dos Escritores Independentes, também mensalmente
-Clubes de leitura da Fundação Palavra Mágica
- Eventos literários  no Shopping Santa Ùrsula, uma quinta feira por mês
E os demais eventos sociais ligados á literatura como os saraus da Paraler, geralmente na primeira terça feira do mês, e o evento Autor no Parque, no parque Maurílio Biagi aos domingos, 11 horas, todos gratuitos e abertos ao público.
Fora estes, temos os saraus da Irene Coimbra, os autógrafos no Regatas, os médicos escritores e as reuniões das academias, eventos restritos aos membros associados ou com participação por adesão. 
       Sobre a divulgação dos autores:
Os eventos sociais podem ser meio de divulgação do autor e sua obra.
O espaço cedido semanalmente aos autores, pelo Instituto do Livro, no Parque Maurílio Biagi, é uma boa oportunidade que deve ser aproveitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário