segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O reverso da medalha

O reverso da medalha
 
                                      Cristiane Framartino Bezerra
 
Houve um tempo...
E acho que nem tão longe assim, em que não era nada comum amigas combinarem um “happy hour” num badalado bar da cidade. Ou, se se reuniam, normalmente as conversas giravam em torno de moda, lançamentos de cortes de cabelo, fofocas de artistas e famosos em geral, relações afetivas, sendo o prato predileto da conversa, os homens e a dificuldade em mantê-los seduzidos e apaixonados.
Pois decorridos os anos, estamos nós, mulheres, mais inseridas do que nunca no mercado de trabalho, na intelectualidade, nas pesquisas, descobertas... e claro, no Bar!
Depois de algumas tentativas fracassadas, Glauce Galavoti e eu finalmente acertamos as agendas para o tão propagado “happy hour” no Jacaré, na minha opinião, a melhor mandioca frita da cidade!
Apesar dos atrasos provocados pela chuva e das sentidas ausências da Helba Diniz e Tereza Catalani, estávamos enfim, reunidas. Glauce Galavoti, Fabiana Assis, Magleia Rodrigues e eu. Quatro competentes e atuantes profissionais. As duas primeiras, jornalistas. Eu e Mag, historiadoras.
Diante da TV ligada na “chegada” do Ronaldinho ao Flamengo, discutíamos sobre a saga do “quem dá mais” e o quanto tínhamos ficado decepcionadas com ele por não ter feito as conversas nos bastidores e só depois expor a decisão final, etc.
De repente, manifestei que teria que dar a mão à palmatória, de que aquela presença maciça de torcedores numa quarta feira à tarde, tava representando mesmo que a torcida do Mengão pode ser maior do que a do meu amado Timão.
Pra quê, minha gente... Acendi a dinamite!
A canceriana com ascendente em capricórnio e lua em touro (alguém merece esta sina astrológica?kkk), e para piorar tudo, saõpaulina roxa, Fabiana, começou a provocação, dizendo que de onde é que corinthiano tirou esta idéia absurda de ter a maior torcida do Brasil, que de fato a do Flamengo é a primeira, mas a do São Paulo é a segunda!
Meu revide, imediato!
Contei sobre a pesquisa que tenho feito nos últimos tempos... uma significativa e perceptível inversão mesmo...
Eu estava numa das penitenciárias onde sou voluntária e fiz uma enquete entre os reeducandos...  para minha imensa surpresa, a esmagadora maioria era composta de sãopaulinos! Registrei meu protesto, brinquei que São Paulo era time de “mauricinho” e “pó de arroz”... mas entendi finalmente porque a torcida do São Paulo tem aumentado!(kkk) e em contrapartida, a intelectualidade, corinthiana! Eu mesma, Jeferson Cassiano, Chris Carolo, Régis Martins, Dácio Campos, a Glauce... aliás a Glauce interferiu lembrando do Washington Olivetto... a lista imensa... Magléia rindo sem parar...
Pra acalmar os ânimos, chega a farmacêutica Gislaine Mendes.
Após os cumprimentos, dispara: “Meninas, vocês já estão sabendo que o Botafogo tá fora da Copinha? Mas o “Olé” continua nos representando!...
Paramos tudo.
Desatamos a rir ainda mais e pedi direito de nominar cada uma, porque teria que registrar e relatar tudo sobre aquela noite memorável.
12 de Janeiro de 2011, Bar do Jacaré e cinco mulheres, encenando, vivendo e discutindo o que sempre coube aos homens – mesa de bar, cerveja e futebol!
Vivi o suficiente para ver com meus próprios olhos!
Lembrei do comentário doce da minha musa Catarina dia desses em casa, diante de uma indignação da minha irmã Rosa... “Ihhh, liga não, filha, é assim mesmo... Tá tudo mudado nesse mundo!”
 
 
historiadora, escritora
cris123bezer@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário