sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Fabricantes de celular terão de produzir aparelhos compatíveis com TV Digital

Telecom

Fabricantes de celular terão de produzir aparelhos compatíveis com TV Digital

Portarias interministeriais determinam que pelo menos 5% dos telefones produzidos, por empresa, deverão ter essa funcionalidade a partir de 2010.

Por Fabiana Monte, do COMPUTERWORLD

Quem leu esta matéria também leu:

A partir de 1º de janeiro do próximo ano, as empresas que produzem telefones celulares no Brasil deverão fabricar modelos capazes de receber sinais de TV Digital. Atualmente, Samsung e Semp Toshiba manufaturam no País aparelhos com esse recurso.
A determinação é parte das portarias interministeriais nº 236 e nº 237, do MCT e MDIC (respectivamente, Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), publicadas em 30/12/2008.
Segundo o artigo 4º das portarias, pelo menos 5% da produção total dos aparelhos celulares incentivados, por empresa, deverão receber sinais de TV digital compatíveis com o padrão brasileiro, o SBTVD, inclusive com o middleware Ginga-NCL.
Os documentos tratam, respectivamente, do PPB (Processo Produtivo Básico) para terminal portátil de telefonia celular e do PPB de aparelhos industrializados na Zona Franca de Manaus. O PPB é uma das contrapartidas que devem ser cumpridas pelas empresas para a obtenção de incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus e da Lei de Informática.
Caso as empresas desrespeitem os percentuais estabelecidos pelas portarias, estarão descumprindo o PPB e ficarão sujeitas à suspensão da isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e da redução do II (Imposto sobre Importação).
Procurada por COMPUTERWORLD, a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), por meio de sua assessoria de imprensa, informou que o presidente da associação não vai comentar o tema até se encontrar como Ministro do Desenvolvimento, Inústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, o que deve acontecer nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário